Nas narrativas tradicionais, sobre as quais Aristóteles se debruçou de modo a estabelecer uma teorização sobre a narrativa, o enredo distinguia-se da fábula por nele se imitar a ação que se divide em: apresentação, complicação, clímax e epílogo.
A partir do exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Na apresentação, o narrador revela uma determinada situação estável situando-a historicamente no tempo e no espaço, nos quais os personagens apresentam-se geralmente em.
II- Na segunda etapa da narrativa, aparece a complicação, quando algum fato provoca a transformação da situação inicial, desencadeando conflitos que quebram a harmonia inicial e consequente desequilíbrio.
III- O clímax é a etapa intermediária da narrativa, quando a complicação do enredo, por não atingir o seu ponto culminante, exige consequentemente uma resolução do conflito.
IV- No epílogo, apresenta-se o destino final dos personagens, por isso é também conhecido como desfecho da narrativa, precisamente dado quando a complicação é superada e o enredo retorna exatamente ao equilíbrio harmônico da situação inicial.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!