Questão de Farmacologia e Anestesiologia
Em relação à clínica médica de doenças carenciais e metabólicas de suínos é correto afirmar:
A
O manganês é componente de várias enzimas envolvidas no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. É indispensável ao desenvolvimento fetal, à reprodução e ao crescimento ósseo. Rações à base de milho e soja já contêm manganês suficiente. A carência crônica de manganês na alimentação resulta em crescimento reduzido do esqueleto, aumento de depósitos de gordura, ciclos estrais irregulares ou ausentes, reabsorção fetal, nascimento de leitões pequenos e fracos, redução na produção láctea.
B
O iodo está presente em porcentagens altas no organismo, não sendo necessário a adição dele a rações comerciais.
C
A deficiência de potássio manifesta-se por inchaço e aumento de peso, pelagem áspera e quebradiça; as matérias primas que compõem a ração são normalmente ricas em potássio e pobres em sódio e cloro. Há necessidade de adição de cloreto de sódio às dietas.
D
O cobre é pouco essencial ao bom aproveitamento do ferro na síntese da hemoglobina. Metade do cobre do organismo está no pâncreas. Os sinais clínicos de carência manifestam-se, arqueamento das pernas, fraturas espontâneas e problemas cardíacos e vasculares.
E
O ferro é abundante no leite da porca, satisfazendo as necessidades do leitão, não sendo necessário a suplementação de ferro nos leitões.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!