Questão de História da Educação Brasileira

Em relação à emergência da pedagogia da existência, analise as seguintes afirmações quanto à veracidade – V para VERDADEIRO ou F para FALSO – e assinale a alternativa correta.

I – Um dos embates mais fortes entre a perspectiva pedagógica centrada nos indivíduos e os dogmas institucionais da Igreja tem origem na afirmação do desejo de produção do destino pelos próprios indivíduos. Em outras palavras, essa linhagem do Renascimento quer outorgar aos indivíduos o direito de viver de acordo com seus próprios desejos, definindo os seus parâmetros de conduta e pensamento, sem se guiar por nenhuma doutrina.

II – Essa pedagogia da existência questiona qual deve ser o papel da educação na sociedade: construir as bases do saber num plano ideal, a partir de conteúdos inquestionáveis, determinados a priori por dogmas, ou produzir o pensamento em conexão com a realidade, com os elementos que constituem a vida?

III – Essa reorganização epistemológica questiona a natureza da produção do conhecimento e sua utilidade. Com a dessacralização do saber, com a sua aproximação do mundo, e sua consequente transitoriedade, o conhecimento passa de uma esfera abstrata para alguma coisa que pode ter interferência na vida, que pode provocar transformações nos modos de viver e perceber o mundo.

A
F, V, V.
B
V, V, V.
C
V, F, F.
D
V, F, V.
E
F, F, F.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!