Com o intuito de ajudar os alunos a pensar e agir de maneira responsável com o corpo e a sexualidade, há processos artísticos e estéticos que podem ser trabalhados nas aulas de Arte. Nesse contexto, o documento indica:
Reforçar os parâmetros da tradição da cultura genuinamente brasileira, apoiando o alinhamento que os alunos possam ter com essas práticas tradicionais, caso seja essa sua opção.
Pensar criticamente os conceitos e preconceitos que se manifestam sobre: semelhanças e diferenças nas preferências e nas rejeições relativas ao gosto e escolhas pessoais, por exemplo, de vestuários, embelezamentos, manifestações corporais de homens e de mulheres, em diversas idades, etnias e épocas, presentes na arte e no cotidiano.
Estimular o pensamento e práticas arrojados que refutam toda e qualquer tradição no sentido de desenvolver novas posturas mais alinhadas com as transformações culturais e tecnologicamente avançadas.
Separar os alunos a partir de suas visões de mundo e, só então, trabalhar ressaltando as opções mais tradicionais e mais contemporâneas em relação às responsabilidades com o corpo e a sexualidade.
Que se trabalhe conteúdos que não tratem das questões sobre o corpo e a sexualidade mesmo no âmbito da disciplina Dança, de maneira que esse debate se configure fora da escola, lugar no qual essa questão tem mais importância.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!