Questão de Gramática

O paralelismo busca realizar a coordenação sintática de uma frase, conforme é possível perceber nas partes destacadas no exemplo a seguir, em que tanto “chegar” como “trazer” estão na segunda pessoa do singular do subjuntivo presente: “É conveniente que chegues a tempo e que tragas o relatório pronto” (ANTUNES, 2005, 64). Nesse sentido, é correto afirma, parafraseando Antunes, que:

A
É certo que a coordenação é uma técnica usualmente utilizada no paralelismo para empregar o modo subjuntivo, independente do tempo verbal e da pessoa utilizados.
B
Percebe-se que a coordenação entre a pessoa, o modo e o tempo verbal dos verbos “chegar” e “trazer” estabelecem, também, uma coesão por repetição sobre o relatório.
C
Se há uma mudança do tempo ou modo de algum dos verbos, há uma quebra no paralelismo. Isto é, “É conveniente chegares [segunda pessoa do singular do subjuntivo futuro] a tempo e que tragas [segunda pessoa do singular do subjuntivo presente] o relatório pronto.”
D
Para caracterizar a repetição propriamente dita, é preciso que haja um paralelismo nos verbos “chegar” e “trazer”, de maneira que a frase mantém a mesma estrutura sintática.
E
Na frase, a mudança na pessoa do verbo – ou seja, da segunda do singular (que tu) para a primeira do plural (que nós) – não altera nem o sentido nem o recurso coesivo do paralelismo no exemplo de Antunes.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!