Questão de Segurança da Informação
Marcos regulatórios são leis e acordos internacionais que governam e servem de base para a definição e a aplicação das práticas de segurança da informação e de sistemas. Isso também implica em um aspecto de grande importância: a legalidade dessas medidas. Essa questão é de tamanha importância que alguns autores chegam mesmo a considerar a legalidade como um dos pilares da segurança da informação e dos sistemas.
Com relação aos marcos regulatórios de maior abrangência ou impacto pode-se considerar que:
- A SOX (Sarbanes Oxley), promulgada em 2002 pelo Senado dos Estados Unidos, é uma lei voltada para as finanças, decorrente de problemas financeiros causados à economia mundial devido a fraudes contábeis, e que, portanto, não tem nenhum impacto na segurança da informação e dos sistemas.
- O HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act ou Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde), que estabelece regras para a proteção das informações de usuários de planos de saúde nos Estados Unidos, sem impacto nos demais países.
- O IFRS (International Financial Reporting Standards ou Padrão Internacional para Relatórios Financeiros) é um conjunto de recomendações do IASB (International Accounting Standards Board ou Comitê Internacional de Padrões Contábeis) que estabelece padrões para o tratamento e publicação de informações financeiras e contábeis, adotado principalmente por bancos, financeiras, seguradoras e agentes do mercado financeiro.
- Os acordos de Basileia são parte do complexo mecanismo de auto-regulamentação dos bancos centrais de diversos países, e estabelecem princípios de governança, transparência e auditoria, com impacto direto na segurança da informação e de sistemas.
A
Somente as afirmações I e III são corretas.
B
Somente as afirmações II e IV são corretas.
C
Somente as afirmações III e IV são corretas.
D
Somente as afirmações I e IV são corretas.
E
Todas as afirmações são corretas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!