Questão de Cirurgia Geral

Paciente do sexo feminino, 83 anos, com quadro de emagrecimento espontâneo de aproximadamente 5 quilos nos últimos 6 meses, é levada pelos familiares ao serviço de urgência. Hipertensa, em uso de hidroclorotiazida e losartana. Sem outras comorbidades ou histórico de cirurgias prévias. Não faz acompanhamento médico regular. Lúcida, apresenta-se com abdome difusamente doloroso e distendido. Relata que há mais de 48 horas não apresenta eliminação de flatos ou fezes. Ao exame físico, não apresenta sinais de irritação peritoneal. Ao toque retal, há poucas fezes no dedo de luva, porém com presença de sangue. Realizada a propedêutica complementar, observa-se leve anemia (hemoglobina 10,2 mg/dl) e, à tomografia computadorizada de abdome, distensão difusa de cólons, desde o ceco (calibre de 12 cm) até o terço inferior do cólon descendente, estando o cólon sigmoide colabado, sem presença de gás.
Com base no caso acima, é correto afirmar que:

A
O ceco distendido sugere a possibilidade de obstrução intestinal baixa com válvula ileocecal incompetente.
B
O diagnóstico de neoplasia de cólon esquerdo deve ser considerado, bem como a abordagem cirúrgica de urgência.
C
O diagnóstico mais provável é diverticulite aguda pseudotumoral, sendo indicado apenas tratamento conservador com antibioticoterapia venosa.
D
A paciente apresenta quadro de obstrução intestinal, devendo ser preparada para a realização de colonoscopia pré-operatória, com preparo colônico adequado.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!