Como forma de investir nas ações de segurança alimentar e nutricional (SAN) a partir da reeducação alimentar, o Ministério da Saúde brasileiro criou manuais e guias como ferramentas metodológicas que podem ser utilizadas para promoção de um ambiente alimentar saudável e adequado.
Através desses documentos são dadas as diretrizes e fundamentos para a obtenção de uma alimentação saudável e adequada à população brasileira.
As informações contidas neles carregam consigo pesquisas científicas, por isso a sua linguagem é técnica e demanda a intermediação entre profissionais de saúde e população.
Um dos compromissos dos guias alimentares é o de refletir a realidade vivida pela população a que se destina, tendo como base os alimentos mais consumidos por esta e considerando ainda questões de cultura alimentar.
Os guias alimentares são instrumentos de apoio das ações de educação alimentar e nutricional praticadas por profissionais de saúde.
Os guias brasileiros possuem duas grandes subdivisões: o guia alimentar para população brasileira e o guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, sendo ambos complementares em informações e orientações.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!