Quando se tem uma fundação do tipo sapata, a carga é dissipada no solo, que se comporta de formas distintas de acordo com o valor do carregamento que lhe é imposto. Marque a alternativa correta em relação à capacidade de carga do solo.
Na segunda fase do carregamento de uma sapata, o comportamento do solo é plástico; contudo, o recalque não aumenta, devido ao fato de as tensões serem baixas.
Na terceira fase do carregamento de uma sapata, o comportamento do solo é plástico, sendo que a velocidade do recalque cresce continuamente até a ruptura, onde se atingiu a capacidade de carga na ruptura.
Em uma sapata com carregamentos em segunda fase de carregamento, os deslocamentos são plásticos, e o solo tem um comportamento elastoplástico. O estado plástico ocorre em toda a base da fundação.
Quando se tem carregamentos pequenos, pode se considerar uma primeira fase de carregamentos, em que o solo abaixo da sapata se encontra em uma fase plástica, e os deslocamentos verticais (recalques) são irreversíveis.
Em uma sapata com carregamentos em segunda fase de carregamento, o solo apresenta os deslocamentos elásticos, pois as tensões são baixas e os recalques se estabilizam com reversíveis.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!