A Educação Profissional pode ser definida como uma modalidade da educação que tem como objetivo a preparação e a qualificação de jovens e adultos para o mundo do trabalho, a partir do desenvolvimento de competências profissionais, técnicas e tecnológicas, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos relacionados a uma determinada área de atuação. Contudo, para além dos conhecimentos técnicos, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica estabelecem a necessidade de desenvolvimento das competências socioemocionais, que podem ser definidas como:
Um conjunto de estratégias ou ações que potencializam não só o autoconhecimento, mas também a comunicação efetiva e o relacionamento interpessoal, constituindo-se como competências que promovem a otimização da interação que o indivíduo estabelece com os outros ou com o meio em geral.
Um conjunto de habilidades técnicas específicas necessárias em uma profissão ou área técnica, sendo indispensáveis para o sucesso profissional, pois aplicáveis indissociavelmente de sua área de atuação.
Uma série de atitudes e comportamentos que podem ser desenvolvidos isoladamente, considerando-se que os indivíduos apresentam maiores aptidões para certos aspectos comportamentais, que podem se sobrepor e, até mesmo neutralizar outras dimensões do ser.
Traços de personalidade sensíveis que apresentam maior relevância para pessoas que desejam se dedicar a áreas voltadas às Ciências Humanas e Sociais, sendo irrelevantes para a maioria das carreiras científicas e tecnológicas.
Habilidades básicas de etiqueta social, baseadas em padrões sociais pré-estabelecidos, cuja influência significativa está restrita aos aspectos da vida privada das pessoas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!