Os movimentos sociais apresentam à sociologia e ao direito desafios, especialmente, por conta da sua vinculação à desigualdade. Aprecie as afirmações que seguem e identifique quais evidenciam esta relação, bem como, o que caracteriza os movimentos sociais.
I. Controversos pelos seus desdobramentos políticos partidários, os movimentos sociais expressam a distância entre o ordenamento jurídico e a organização social.
II. Eles são comportamentos coletivos que mostram as tensões e desigualdades e que procuram outra organização ou práticas sociais.
III. Se configuram como manifestos de grupos ou segmentos sociais e possuem grande diversidade.
IV. Os movimentos sociais geralmente se caracterizam pelo que segue: enfrentar demandas não atendidas; liderança em rede; responsabilidade da ação; organização administrativa; manutenção da organização.
V. Nos limites da reflexão entre direito e sociedade os movimentos sociais podem ser encarados como desejo de mudança das normas e dos valores.
VI. Na medida que expressam as desigualdades sociais, os movimentos sociais apontam na direção da equidade dos direitos.
VII. E na medida que as normas jurídicas expressam valores sociais, a busca por novos valores implicam no aperfeiçoamento da norma jurídica que resulta na possibilidade da proximidade entre o ordenamento jurídico e a organização social.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!