Questão de Psicanálise

Sobre as relações entre transferência e resistência, assinale a alternativa INCORRETA:

A
A expressão, “resistência transferencial” é geralmente empregada na literatura psicanalítica como uma expressão abreviada para o relacionamento complexo e estreito entre os fenômenos transferenciais e as funções da resistência.
B
Os fenômenos transferenciais são as fontes das maiores resistências, assim como o instrumento mais poderoso para a terapia psicanalítica. As reações transferenciais são uma repetição do passado, uma revivência sem memória. Neste sentido, todos os fenômenos transferenciais têm um valor resistencial. Por outro lado, as reações ao analista fornecem as vias de acesso mais importantes ao passado inacessível ao paciente.
C
Algumas reações transferenciais criam resistências porque contém impulsos expressivos e libidinais que são assustadores e dolorosos. As reações transferenciais hostis e sexuais tendem, de maneira especial, a ser a fonte de resistência importante. É muito comum aparecer juntos os componentes agressivos e eróticos. Por exemplo, uma paciente começa a ter desejos sexuais pelo seu analista e fica, então, furiosa pela não reciprocidade do analista, o que é sentido por ela como uma rejeição. Ou então o paciente é incapaz de trabalhar na situação analítica devido ao temor da humilhação de ter que expor fantasias primitivas ou infantis.
D
As resistências mais simples de serem superadas são as chamadas reações de “transferências de caráter”. Em situações desse tipo, os traços gerais de caráter e atitudes, que têm uma função defensiva, serão demonstrados não só ao analista, mas às pessoas da vida cotidiana do paciente.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!