O "Comércio Internacional" é uma evolução das práticas relacionais desenvolvidas desde os povos antigos, no princípio caracterizados, na Idade Antiga, por serem nômades e extrativistas. Com relação a evolução deste comércio podemos dizer que são fatos da Idade Antiga:
I. Predominantemente realizado por intermédio de caravanas de camelos, com rotas terrestres previamente determinadas, em face da hostilidade do meio ambiente, onde se destacam as cidades da Grécia e Babilônia;
II. Destaque para Constantinopla núcleo principal do desenvolvimento do comércio entre o Oriente e o Ocidente, e Veneza e Genova rivais no Mediterrâneo que também conseguiram notável desenvolvimento no comércio internacional.
III. As invenções, os descobrimentos marítimos, monarquias e a reforma religiosa, foram os responsáveis pelo aparecimento do mercantilismo, que moldou o pensamento econômico.
IV. Com o declínio de Babilônia determinou-se o fim da supremacia das rotas terrestres, iniciando-se o ciclo marítimo através do mediterrâneo, pelos atenienses.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!