Assinale a única aúmação que encontra suporte no texto.
O conúito entre a Igreja, que atuava em prol da vontade divina, e o Estado, que, como instituição secular, operava as atividades punitivas, motivou as oscilações das práticas inquisitoriais durante a Idade Média.
O conjunto de preceitos propostos por Tomás de Aquino, mesmo que inconciliáveis com uma visão laica de sociedade, serviu de fundamento para a elaboração de diferentes compêndios de leis hodiernos.
As normas jurídicas dos antigos romanos inúenciaram sobremodo as práticas processuais adotadas no alto medievo, pois, para obter a conção dos hereges, os inquisidores lançavam mão de violência física e moral.
O fato de os processos inquisitoriais terem sido revistos ao longo dos anos não deve atenuar a gravidade dos castigos impostos pelo clero aos que professavam doutrina contrária aos mandamentos da Igreja.
Ao defender o úm da prática do ordálio, ou seja, o término da provação extrema que era julgada por Deus, Tomás de Aquino mostra-se hostil ao controle da Igreja sobre a vida e os costumes dos indivíduos na Idade Média.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!