Questão de Teoria Geral do Estado

Segundo Hobbes, o poder dos reis não advém de Deus, portanto não é divino, mas resulta do medo dos súditos em perder a liberdade e a riqueza, ameaçadas pela ambição dos demais. Dessa concepção, qual a conclusão, dentre as abaixo mencionadas, que está errada?

A

O vínculo entre soberano e seus súditos é de ordem voluntária e moral: o soberano deve estabelecer a melhor religião; deve deixar aos cidadãos toda a liberdade compatível com a ordem pública; deve definir a propriedade e repartir os impostos proporcionalmente à riqueza.

B

Ao firmarem o pacto, os homens abrem mão da liberdade em nome de um governo autoritário, os homens aceitam a dominação em nome da proteção.

C

O poder de legislar fica concentrado no soberano, mas como a lei é um artifício decorrente da instituição do Estado, fora dele não há Direito, e nele todo direito decorre da lei, por definição, justa.

D

Os interesses dos súditos são então representados pelo poder soberano, portanto a forma de Estado mais vantajosa para todos seria a Monarquia.

E

Não seria do interesse do rei o acúmulo de riqueza dos súditos, apenas a glória e a segurança.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!