Questão de Anatomia e Fisiologia Humana em Medicina
A chamada “Revolução de 1930” foi resultado da crítica às instituições e práticas políticas da Primeira República, manifestada por grupos civis e militares, entre os quais,
A
a dissidência oligárquica paulista, que lutava contra o domínio dos fazendeiros do café na política nacional, e a alta oficialidade militar que defendia o federalismo e a moralidade eleitoral.
B
o movimento camponês que exigia direitos como a participação eleitoral e garantias trabalhistas, e o movimento dos generais que defendiam uma ditadura positivista baseada no fim das eleições livres e na tutela das elites pelo Estado.
C
as dissidências oligárquicas regionais que se sentiam sub-representadas na política nacional frente a oligarquia paulista, e a baixa oficialidade do Exército, que defendia uma política econômica nacionalista e o fim da corrupção eleitoral.
D
o movimento operário que criticava o domínio da burguesia industrial na política nacional e a Aliança Nacional Libertadora, composta por militares que defendiam o fascismo.
E
o movimento fascista que criticava a oligarquia e o federalismo como bases da política nacional, e os generais positivistas que se aliaram aos primeiros para reformar o Estado nacional e impor um governo autoritário.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!