Uma das etapas mais sensíveis do exame citopatológico (Papanicolau ou exame preventivo) é a coleta do material. Erros nessa etapa podem comprometer a qualidade do exame, impactando na sensibilidade do teste e aumentando o número de exames insatisfatórios. Considerando a coleta para a realização desse exame, assinale a alternativa correta.
A coleta de amostra representativa da região da JEC (junção escamo-colunar) e da ZT (zona de transformação) é considerada um indicador de qualidade da amostra. A ausência de células representativas dessa região inviabiliza o exame, colocando-o como insatisfatório para a análise oncótica.
A coleta da JEC é identificada no esfregaço pela presença de células endocervicais e metaplásicas. A ausência de uma dessas células pode indicar erro de coleta.
Coletas de fundo de saco podem ser solicitadas pelo médico de acordo com a hipótese clínica. Nessa amostra existe uma diversidade de células provenientes de todo o trato genital feminino, que podem contribuir no diagnóstico de tumores endometriais, tubários, ováricos ou metastáticos.
A fixação do esfregaço é o procedimento final da coleta de material e consiste em mergulhar o esfregaço em solução de álcool 95% por, pelo menos, cinco minutos. Esse passo visa preservar a morfologia celular e suas afinidades tintoriais contra o ressecamento, a principal causa de insatisfatoriedade em exames citopatológicos.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!