Freud analisa a mente humana dividindo-a entre três sistemas do estado psíquico: inconsciente, pré-consciente e consciente. Além dessas três etapas, o estudioso analisa o sonho. Por quê?
O sonho é manifesto do pré-consciente (uma vez que o ser humano tem a ciência de suas vontades) e sonhar com é uma representação do desejo.
Segundo Freud o conteúdo sonhado está relacionado com o consciente do autor, representando os desejos obscuros do ser humano.
Para Freud o sonho é o caminho para o inconsciente, relacionando o conteúdo sonhado com o assunto latente por meio de associações.
Para o estudioso, o sonho é a manifestação que agrega as três primeiras etapas do sistema psíquico, pois os desejos do ser humano, antes postos no inconsciente, depois de manifestados no sonho, fazem com que a pessoa fique pré-consciente de suas vontades e depois passa para o consciente quando o indivíduo aceita suas maiores vontades.
É por meio dos sonhos que se manifestam os desejos mais profundos do ser humano, e essas vontades chegam ao consciente após a pessoa sonhar.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!