Leia os três critérios para a avaliação da competência social colocados abaixo e depois julgue as afirmações que se seguem como verdadeiras (V) ou falsas (F).
(a) a consecução do objetivo, em termos de consequências específicas da “tarefa social”, tanto em termos de reforçamento positivo (por exemplo, solicitar um favor e obtê-lo) como de reforçamento negativo, no sentido de remover ou evitar estimulação aversiva (por exemplo, expressar desagrado ao comportamento do outro e, com isso, interrompê-lo);
(b) a aprovação social da comunidade verbal (em geral relacionada à forma e ocasião do desempenho);
(c) a manutenção ou melhora da qualidade da relação (e.g., respeito mútuo e prazer da convivência).
I. Um critério importante para julgar a competência social é se os comportamentos sociais do indivíduo são capazes de maximizar a produção de reforçamento positivo e evitar a punição.
II. Para se falar em competência social, o que realmente importa é se a pessoa é capaz de manter uma relação de qualidade com as pessoas, tendo prazer em conviver com elas.
III. Para a competência social, é necessário também que estejamos conscientes e dispostos a nos adaptar às expectativas sociais das outras pessoas, afim de produzirmos aprovação social.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!