Questão de Farmacologia e Anestesiologia
A construção do raciocínio do é extremamente importante para que ele possa usar seus conhecimentos teóricos de maneira a melhor auxiliar paciente quando necessário. Um exemplo de Raciocínio clínico é:
A
Paciente hipertenso, vai à Farmácia e passa mal. Ao conversar com farmacêutico diz que não toma os remédios de hipertensão direito. À medição a PÁ está 160 \times 100 \text{ mmHg} . O farmacêutico não atua porque acha que não deve se meter na rotina do paciente.
B
Paciente com glaucoma, faz uso de acetazolamida sistêmica, que está suspensa durante a internação porque a pressão arterial se mantém em 80 \times 70 \text{ mmHg} . A acetazolamida é um vasodilatador.
C
O farmacêutico é o Profissional do medicamento e não precisa se preocupar com raciocínio clínico.
D
Raciocínio clínico é papel do médico, que é prescritor.
E
Paciente internado, alto risco no escore de TEV (tromboembolismo venoso), com indicação para fazer profilaxia com Enoxaparina 40 \text{ mg } 1 \text{x}/\text{dia} , mas está com hematoma subdural. Equipe médica suspende a quimioprofilaxia, mas não prescreve CPMMII e farmacêutico acha que está tudo bem. (Obs: Doppler sem trombose e ausência de feridas nas pernas)
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!