Questão de SUS
A respeito da escolha da droga antidiabética oral, a Sociedade Brasileira de Diabetes em seu posicionamento 2017-2018 recomenda que
A
os medicamentos que potencializam a atividade sobre os receptores de incretinas, seja por atuação direta sobre eles, seja reduzindo a degradação dos ligante originais, têm a náusea como efeito rotineiramente esperado.
B
para diabetes com manifestações leves e com glicemias menores que 200 mg/dl, as sulfoniureias em baixas doses são drogas de primeira escolha, pois reduzem a glicotoxidade e controlam rapidamente o paciente.
C
para pacientes obesos e com diabetes mellitus tipo 1 com mau controle glicêmico, os incretinomiméticos e as gliflozinas são medicamentos bem indicados, pois são isentos de riscos agudos, visto que não causam hipoglicemia.
D
a associação de insulinas com gliflozinas pode reduzir o ganho de peso associado à insulinização e às doses de insulina utilizadas. Porém, em fase mais precoce do tratamento, têm como efeito adverso mais comum infecções urogenitais.
E
o inconveniente da acarbose de aumentar a disponibilidade de carboidratos na luz gastrointestinal e, consequentemente, a utilização dos mesmos por bactérias, gerando produção de gases, limita a utilização deste potente medicamento hipoglicemiante.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!