Questão de Literatura

Alphonsus de Guimaraens (1870-1921) escreveu, entre outros títulos, Setenário das Dores de Nossa Senhora (1899), Dona mística (1899) e Kiriale (1902). A morte, um dos temas essenciais na poesia deste poeta, reveste-se de um aspecto de alívio e acolhimento, como se vê nestes versos de Kiriale:

A

"A saudade tirita aos meus pés: vai deixando / Atrás de si a mágoa e o sonho... E eu, miserando, / Caminho para a morte alucinado e só.". ("Náufrago")

B

"Santa Morte, afinal, cujo nome, / Ouvido aos sons dos últimos dobres, / Será o consolo dos que têm fome, / Ora pro nobis.”. [Orai por nós] (“Ladainha dos quatro santos”)

C

"Se eu pudesse viver a vossa doce vida, / No mistério final de um mosteiro de treva, / Onde se ia pagar tanta alma dolorida...". ("Ascetas")

D

"Tomba de joelhos, tu que não soubeste / Gozar a paz que veio sobre as ondas / Da tua alma ao clarão da noite agreste...". ("Ossa mea" [Meus ossos], VI)

E

"Eis-me esperando aqui os meus votos supremos: / Terão a treva ou a luz, o Inferno ou o Paraíso, / Os pobres olhos que não mais serão blasfemos?". ("Serpes")

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!