Questão de História da Educação Brasileira
Nas áreas de Psicologia e Educação, segundo Almeida e Freire (2003), existem duas perspectivas básicas de investigação. A primeira é denominada de empírico-analítica, que geralmente é, também, apresentada como quantitativa positivista e experimental, a qual objetiva explicar, predizer e controlar fenômenos, nos moldes das Ciências Exatas ou Ciências Naturais, onde a investigação procura por padrões e leis explicativas com objetividade nos procedimentos e na quantificação dos parâmetros. E a segunda? Qual é a segunda perspectiva básica de investigação?
A
Humanista-interpretativa, é associada, também, à investigação qualitativa e naturalista, concebendo a realidade psicoeducativa como dinâmica, fenomenológica e concatenada com a história individual e o seu ambiente contextual.
B
São mais complexos que os fenômenos mais regulares, que podem ser analisados em laboratórios pelo método experimental.
C
Podem ser definidos como a direção para chegar ao conhecimento científico, sendo o conjunto de procedimentos que serve de instrumento para alcançar a investigação.
D
São menos complexos que os fenômenos mais irregulares, que podem ser analisados em laboratórios pelo método experimental.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!