2. LEIA OS ITENS ABAIXO E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA QUANTO AO MODAL AQUAVIÁRIO:
O transporte aquaviário é aquele realizado em águas (oceanos, mares, rios ou lagos), utilizando navios e uma infraestrutura portuária composta por portos, canais de aproximação, cais, atracadouros, estrutura de carga e descarga, armazéns portuários, etc.
Os navios não podem transportar qualquer tipo de carga, principalmente se for viável economicamente, com características de alto volume e baixo valor agregado.
As cargas mais indicadas são semelhantes às cargas do modal rodoviário e ferroviário, ou seja, os produtos acabados, semiacabados, principalmente aqueles com peso baixo e alto valor agregado, como as commodities (produtos agrícolas como trigo, soja, milho, etc.), produtos minerais (minério de ferro, manganês, carvão mineral, derivados de petróleo, etc.) e produtos industrializados em geral, ratificando, desde que volumosas e de baixo valor agregado.
O mais indicado para curtas e rápidas viagens internacionais ou de cabotagem (1000 Km ou mais de distância), sendo o mais utilizado para cargas que permitam pouco período de tempo em trânsito. – A relação tempo total em viagem e tempo em operação é de 20%.
Uso baixo de cargas conteinerizadas. – A velocidade média em trânsito com carga é de 120km/h.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!