Assinale a alternativa correta em relação a modificações morfológicas e bioquímicas das plantas, estas associadas a respostas específicas de aclimatação à quantidade e qualidade de luz solar no seu hábitat.
Para equilibrar melhor o fluxo de energia através de PSII e PSI, plantas de sombra produzem uma razão menor entre os centros de reação de PSII e PSI em comparação com a encontrada em plantas de sol.
As folhas de sol aumentam a captura de luz por terem mais clorofila total por centro de reação, razão mais alta entre clorofila b e clorofila a.
As folhas de sol conseguem aumentar a absorção de CO₂ devido à maior presença de rubisco e dissipam o excesso de energia luminosa graças um grande pool de componentes do ciclo da xantofila.
As espécies de sombra conseguem sobreviver em ambientes com baixa intensidade de luz, devido à sua habilidade de manter altas taxas de respiração e absorção de CO₂, mesmo quando expostas a valores mais baixos de PPFD em comparação às espécies de sol.
Algumas plantas de sombra adicionam mais clorofila de antenas ao PSI para aumentar a absorção por esse fotossistema, que é proporcionalmente menos abundante nos hábitats sombrios do que nos ensolarado.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!