12. (ENADE 2016) As verminoses em rebanhos de caprinos e ovinos, quando ocorrem, afetam praticamente todos os animais, o que reduz o consumo voluntário de alimentos, afeta a digestão e a absorção de nutrientes, reduz a eficiência reprodutiva e, consequentemente, a produtividade geral dos rebanhos. Além disso, traz despesas financeiras adicionais em razão do aumento de mão de obra, da aquisição de medicamentos e das perdas com a mortalidade animal. Além do fator econômico, destaca-se o problema decorrente dos resíduos dos fármacos utilizados no tratamento dos animais parasitados, que contaminam a carne, o leite e o meio ambiente. Considerando essas informações, avalie as afirmacoes a seguir:
I- Quando não controlado, o parasitismo gastrointestinal é a principal enfermidade responsável por mortes e prejuízos nos rebanhos caprino e ovino.
II- Anemia, diarreia, edema submandibular, perda de brilho e da resistência do pelo e/ou lã e emagrecimento são sinais clínicos de parasitismo gastrointestinal em pequenos ruminantes.
III- A administração periódica de medicamentos antiparasitários em todos os indivíduos de um rebanho caprino ou ovino resulta em erradicação do parasitismo.
IV- O manejo rotacionado das pastagens associado à alternância de espécies animais reduz a carga parasitária no ambiente.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!