Questão de Bioquímica clínica
De acordo com a IV Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST, assinale a alternativa INCORRETA.
A
A medida da atividade da CK-MB eleva-se em 4 a 6 horas após o início dos sintomas do infarto agudo do miocárdio, com pico em torno de 18 horas, e normaliza-se entre 48-72 horas. Esta determinação é considerada pouco sensível para o diagnóstico nas primeiras 6 horas de evolução.
B
A determinação da CK-MB massa apresenta maior sensibilidade clínica e especificidade analítica quando comparada com a determinação da atividade da enzima CK-MB. Apresenta sensibilidade diagnóstica de 50% após três horas do início dos sintomas e de 80% em 6 horas de evolução.
C
A mioglobina começa a se elevar entre 3-6 horas após o início dos sintomas, com pico entre 16-24 horas e normalização somente após 7 a 10 dias. Apresenta baixo valor preditivo negativo, não podendo ser empregada para afastar o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio em pacientes com alterações eletrocardiomiográficas que dificultam o seu diagnóstico.
D
As troponinas T e I elevam-se entre 4-8 horas após o início dos sintomas, com pico entre 36-72 horas e normalização entre 5-14 dias. Apresentam a mesma sensibilidade diagnóstica do que a CK-MB entre 12-48 horas de evolução, mas em portadores de doenças que diminuem a especificidade da CK- MB elas são indispensáveis.
E
Tradicionalmente, a CK-MB tem sido utilizada para o diagnóstico de reinfarto em pacientes com infarto agudo do miocárdio devido à normalização de seus valores após 72 horas do início do evento. Uma nova elevação, cerca de 20% acima do resultado anterior, antes da normalização de seus valores (72 horas) ou uma nova elevação acima do valor de referência, mesmo após a sua normalização prévia, associada a quadro clínico sugestivo, permite o diagnóstico de reinfarto.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!