Podemos identificar o efeito piezoelétrico na seguinte descrição:
Ao aquecer uma das junções de um circuito, percebe-se que uma agulha imantada nas proximidades do fio comporta-se como se uma corrente estivesse percorrendo o fio.
Ao aquecer uma das faces de um cristal, haverá um aumento na temperatura, esse aumento na temperatura causa um fluxo de calor pelo condutor e esse fluxo depende da condutividade do material. Essa quantidade de calor se propagando gera um campo elétrico, que por sua vez gera força eletromotriz de origem térmica.
Ocorre quando um material produz campo magnético quando percorrido por corrente. Esse campo magnético pode ser induzido totalmente pela corrente que circula no dispositivo, ou ainda, pela circulação de outras correntes nas proximidades.
Quando um cristal é deformado, as cargas de uma polarização concentram-se em uma das faces do cristal, ao passo que a polaridade oposta se concentra em outra face, o que gera diferença de potencial elétrico.
Há uma diferença de potencial entre faces de um material cristalino quando ele é submetido a um fluxo de calor entre uma face e outra
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!