A Constituição Federal de 1988 previu a garantia de direitos como via de alcance da justiça social. A partir dessa afirmativa, indique a alternativa incorreta no que diz respeito à responsabilidade da União, estados, municípios, mercado e sociedade civil frente às políticas públicas:
Os direitos constitucionalmente previstos devem ser providos pelo indivíduo junto ao Segundo Setor. Neste sentido, isenta-se a responsabilidade do Estado, bem como da iniciativa privada e da sociedade em prover mínimos sociais.
Direitos civis, sociais e políticos foram constitucionalmente previstos. Tais garantias visam a prover mínimos existenciais à população partindo da responsabilidade do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade frente às agendas de interesse público.
Organizações do Terceiro Setor normalmente executam ações sociais de interesse público de forma complementar à atuação do Poder Público no campo das políticas públicas.
A ação integrada da União, Estados, Municípios, Mercado e Sociedade Civil passou a ser priorizada a partir da Constituição Federal de 1988, tornando-se um norte às políticas públicas construídas ao longo da década de 1990.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!