Questão de Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero
Analise as afirmativas que tratam da atuação do assistente social junto aos movimentos sociais e às instâncias de controle público e assinale a alternativa incorreta.
A
A políticas sociais são consideradas o campo de trabalho dos assistentes sociais nas mais diversas áreas; as instâncias públicas de controle democrático em articulação aos movimentos sociais podem constituir um importante espaço de ampliação da intervenção profissional — o profissional poderá contribuir de forma a incentivar a participação popular e democrática.
B
Dois fatores representam o boom da temática da assessoria nos anos 1990: a primeira, ligada à conjuntura de reestruturação produtiva e à reforma do aparelho do Estado, a qual exigiu a reorganização das instituições, e a segunda relacionada ao fruto do reconhecimento acadêmico, pelas importantes experiências de assessoria pós-Constituição Federal de 1988.
C
Os anos de 1980 apresentam duas importantes questões para o estudo do tema; o primeiro é o artigo sobre assessoria escrito por Balbina Ottoni Vieira (1981) e inserido em seu segundo livro sobre supervisão. Esse artigo, escrito em pressupostos da teoria crítica de Marx, trata da importância da assessoria para assistentes sociais.
D
Conforme estabelecido na Lei 8662 de 1993, em seu artigo 4°, o qual dispõe sobre as competências profissionais do assistente social, o inciso IX estabelece “prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.”
E
A literatura clássica do serviço social ressalta a importância dos assistentes sociais nos conselhos e nos movimentos sociais, como forma de reassumir o trabalho de base, de educação, de mobilização e de organização popular, contribuindo com o processo de ampliação da democracia participativa.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!