Considerando as regras de concordância verbal da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
Em “A adoção de processos sustentáveis é uma questão não de escolha, mas de sobrevivência.”, o verbo “ser” está no singular, fazendo concordância com o núcleo “adoção”, mas também poderia estar no plural, para concordar com “processos sustentáveis”.
Em “Afinal, 65% dos chamados formadores de opinião discutem o comportamento ético socioambiental de empresas, [...]”, o verbo “discutir” encontra-se no plural, para concordar com “chamados formadores de opinião”.
Ainda em “Afinal, 65% dos chamados formadores de opinião discutem o comportamento ético socioambiental de empresas, [...]”, caso o número fosse “1%”, o verbo “discutir” tenderia a ir para o singular, para concordar com a expressão numérica.
Na sentença “Hoje, as mudanças já vêm ocorrendo [...]”, o verbo “vêm”, empregado no plural, também poderia ser escrito sem o acento circunflexo, não comprometendo a concordância da oração.
Ainda na sentença “Hoje, as mudanças já vêm ocorrendo [...]”, se substituíssemos “vir” por “haver”, como em: “Hoje, já haviam mudanças ocorrendo [...]”, o verbo deveria permanecer no plural, para concordar com o sujeito “mudanças”.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!