Questão de Relações Internacionais

As amostras de Bacillus cereus podem utilizar de diferentes carboidratos disponíveis no alimento em seu metabolismo, tais como, glicose, frutose, sacarose, maltose e lactose. No Brasil, estudos mostram o isolamento do Bacillus cereus com a frequência de 18 ext{%} a 97 ext{%} das amostras de queijos, farinhas e amidos. Dessa forma, indique a alternativa que descreve corretamente as características ideais de contaminação por esse microrganismo.

A

O crescimento ocorre em temperaturas baixas, sendo a temperatura ótima de 18 ext{ °C}, meios de baixa concentração de soluto e pH alcalino.

B

O B. cereus possui alta multiplicação nas temperaturas altas, na média de 65 ext{ °C}, com baixa atividade de água (A_a = 0,55) e pH ácido.

C

A multiplicação atinge seu pico na temperatura de 5 ext{ °C}, portanto, é uma bactéria psicrófila, sem potencial de contaminar alimentos.

D

O crescimento desse microrganismo ocorre a temperaturas acima de 65 ext{ °C}, portanto, é uma bactéria mesófila e em ambiente com pH neutro.

E

A multiplicação ocorre em temperatura ótima entre 28 ext{ °C} e 35 ext{ °C}. A A_a mínima necessária para seu crescimento é de 0,95 e o pH ideal para sua multiplicação varia na faixa de 4,9 a 9,3.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!