Questão de Educação e Filosofia
Em Comte, o progresso é algo natural e que faz parte da vida humana, sendo necessário ao homem enquanto espécie passar por três estágios, sendo o último o ápice de sua evolução. No entanto, ao olhar para a sua época, qual seria o estágio no qual a humanidade se encontrava?
A
O estágio em que a sociedade de Comte se encontrava era a positiva. Ali se iniciava a nova e última etapa de formação da humanidade, representada pela ordem e progresso natural que a sociedade, as ciências, a religião e o homem faziam.
B
Era o estágio metafísico. Nele a crença nos deuses se encerra e surgem as revoluções populares e se questiona o poder estabelecido. A incerteza sobre o que é a vida em sociedade, qual a origem do homem e se Deus existe são traços fortes desse estágio.
C
O estágio vivido pela humanidade no período de Comte era o positivo. Porém, ele ainda possuía fortes traços do estágio teológico, sendo necessário a aplicação da filosofia positivista para purifica-lo e leva-lo ao seu ápice estrutural.
D
Comte dizia que sua época estava no período teológico. Isso porque, a Igreja ainda detinha o poder temporal e atemporal, sendo que as pessoas temiam as possíveis represálias divinas caso não cumprissem com suas ordens.
E
Era o estágio metafísico. Nesse estágio a humanidade estaria preocupada com o seu futuro, sendo normal a certeza sobre algumas verdades, porém, estas estariam equivocadas. Mesmo o homem descobrindo a tecnologia e as ciências, ela só teria sentido se fosse aplicada no terceiro e último estágio.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!