Questão de Genética e Reprodução Humana
Atletas de elite são reconhecidos como fenômenos esportivos e o potencial para atingir níveis superiores de performance no esporte está parcialmente sob o controle de genes. A excelência atlética é essencialmente multifatorial e determinada por complexas interações entre fatores ambientais e genéticos. Existem aproximadamente 10 milhões de variantes genéticas dispersas por todo o genoma humano e uma parcela destas variantes têm demonstrado influenciar a responsividade ao treinamento físico. De acordo com o papel da genética no desempenho esportivo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- ( ) Existe um polimorfismo chamado R577X no gene ACTN3 (descrito pelo alelo não funcional X), que está presente em cerca de 18% da população saudável.
- ( ) Indivíduos XX têm maior dificuldade para realizar exercícios de força e tendem a ser sedentários ou realizar atividades aeróbias.
- ( ) Indivíduos que possuem concentrações aumentadas do fator de crescimento IGF-1 têm maior lubrificação das articulações, maior massa e força na musculatura esquelética.
- ( ) Já se sabe que existem variantes genéticas associadas a uma maior predisposição a lesões, de forma que a identificação destes casos permite preparar melhor o atleta com o objetivo de preveni-las.
- ( ) O chamado doping genético consiste no uso de células, genes e elementos gênicos, ou na modulação da expressão gênica, com objetivo de estabilizar o desempenho esportivo.
A
V - V - V - F - F.
B
V - V - V - V - F.
C
F - F - V - F - V.
D
V - V - F - F - V.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!