Questão de Teoria Literária
A língua é uma das características em que a reflexão teórica da literatura se apoia, assim como a linguagem, o uso que o autor faz da língua para compor sua obra. O romance Grande Sertão: Veredas é uma obra conhecida por ser marcada pelo uso da linguagem popular, bem como por dispor de muitas palavras inventadas pelo autor. Ao analisar o trecho apresentado, e admitindo a linguagem como forma de distinção entre o discurso literário e o não literário, é possível afirmar que:
A
A variabilidade da linguagem utilizada na obra restringe sua relevância à época e região em que se insere, inviabilizando a crítica e assimilação da temática proposta por parte de leitores que estão inseridos em contextos sociais diferentes daquele da obra, mesmo esses partilhando a língua utilizada no romance.
B
O uso de recursos semânticos característicos do povo do interior estreita o valor estético da obra e seu valor como arte, uma vez que um texto só pode ser considerado literatura ao enquadrar-se nas disposições da variante formal do português.
C
A linguagem utilizada torna-se uma das características marcantes que possibilitam ao leitor reconhecer o autor e a obra literária, configurando ainda a capacidade de plurissignificação do texto e denotando sua relevância como retrato histórico e social de uma parcela do Brasil.
D
Grande Sertão: Veredas é uma obra não pertencente ao cânone literário brasileiro por ser de difícil assimilação e compreensão do linguajar utilizado, uma vez que muitas palavras são inventadas e não fazem sentido para o leitor.
E
A linguagem utilizada por Guimarães Rosa não é um fator determinante para reconhecimento da obra e do autor por parte do leitor, visto que é grande a parcela de escritores que opta por retratar variáveis não prestigiadas da língua portuguesa.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!