Acerca da importância da fisioterapia no cuidado paliativo de pacientes, considerando as questões éticas envolvidas nessa atuação, avalie as afirmacoes a seguir.
I. A intervenção do fisioterapeuta com pacientes em cuidado paliativo fica restrita às fases iniciais do tratamento, uma vez que, em casos avançados de neoplasias, a prioridade passa a ser o controle da dor a partir de abordagem medicamentosa.
II. Os profissionais da fisioterapia dispõem de recursos para o alívio da dor de pacientes em cuidado paliativo, o que pode refletir em benefícios físicos, psicológicos e espirituais.
III. O fisioterapeuta, tendo em vista o respeito à dignidade e aos direitos da pessoa humana, pode optar por ocultar informações relativas ao diagnóstico e ao prognóstico de pacientes em cuidado paliativo, pois essa conduta pode minimizar o sofrimento e aumentar o bem-estar dessas pessoas.
IV. A reabilitação paliativa, independentemente da fase da enfermidade e de suas características específicas, minimiza os sinais e sintomas do avanço da doença, incentiva o paciente a realizar atividades funcionais e até mesmo a participar do próprio tratamento, evitando a progressão da doença.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!