Questão de Agronegócio
Assim como Jean Piaget, Emília Ferreiro também acredita que as crianças possuem um papel ativo e essencial em seu aprendizado, construindo o próprio conhecimento, daí a palavra construtivismo. Ambos propõe que escolas não devem focar exatamente no conteúdo, mas sim no sujeito que o aprende. A principal implicação dessa conclusão para a prática escolar é:
A
Transferir o foco da alfabetização para a leitura de palavras aparentemente simples e sonoras (como babá, bebê, papa), mas que, do ponto de vista da Psicogênese da Língua Escrita, tem uma função social de extrema relevância.
B
Transferir o foco da escola - e da alfabetização em particular - do conteúdo ensinado para os níveis de escrita: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.
C
Transferir o foco da escola - e da alfabetização em particular - do conteúdo ensinado para o sujeito que aprende, ou seja, o aluno.
D
Transferir o foco da alfabetização e do currículo a ser desenvolvido para o profissional que ensina, que deve ter uma consciência fonológica acerca da concepção da escrita.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!