Questão de Geografia Econômica
De acordo com as reflexões do trecho acima, é correto afirmar que:
A
a hiperespecialização dos saberes e a “verticalização” do conhecimento científico são as chaves para a compreensão do mundo, por meio do desenvolvimento de uma mais consistente capacidade analítica – caminho esse que a Geografia deve seguir para não ser acusada de ser superficial.
B
a Geografia, enquanto uma ciência puramente humana/social, deve comunicar-se com seus pares e com as Linguagens, que agregam na compreensão da diversidade do mundo, deixando que as ambições de diálogo com as ciências da natureza sejam realizadas entre elas próprias.
C
apesar de se propor uma necessária multiplicidade de leituras para a compreensão dos fatos em um mundo cada vez mais complexo, isso é algo incerto e traduz-se como um horizonte inatingível, à medida que, internamente, a Geografia deve manter sua dualidade, com uma autonomização de seus subcampos.
D
há uma solidariedade intradisciplinar que carece de atenção por parte da Geografia, rompendo as rusgas e religando as partes “Física” e “Humana” – o que é suficiente para trazer respostas à complexidade do mundo contemporâneo.
E
a Geografia, enquanto uma ciência de interface, carrega o trunfo da capacidade de “horizontalização”, referente ao investimento em (entre)cruzamentos – que são uma forma válida, necessária e estratégica de obtenção de conhecimento, contextualizando as partes da totalidade e valorizando os efeitos de sinergia.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!