Questão de Gestão de processos

Sobre o Sistema Financeiro Nacional (SFN), também pode-se afirmar que:

I) Para o bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, considera-se também o período pós plano real, em 1994. Com sua criação, o país obteve condições de analisar os riscos do sistema financeiro e normatizá-lo seguindo os princípios do Acordo Internacional da Basiléia.

II) O Sistema Financeiro Nacional pode ser divido em duas partes distintas: subsistema de supervisão e subsistema operativo. O subsistema de supervisão se responsabiliza por fazer regras para que se definam parâmetros para transferência de recursos entre uma parte e outra, além de supervisionar o funcionamento de instituições que façam atividade de intermediação monetária.

III) O Banco Central (BACEN) é a instituição bancária que executa, coordena e fiscaliza a política monetária e financeira interna e externa definida pelo Conselho Monetário Nacional. Além disso, regulamenta as operações de câmbio e tem o poder de emitir papel moeda.

IV) O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do País. Uma de suas competências principais é receber recolhimentos compulsórios das instituições financeiras e bancárias.

A
Todas são verdadeiras
B
As afirmações I e II são verdadeiras enquanto as afirmações III e IV são falsas.
C
As afirmações II e III são falsas
D
As afirmações I e IV são verdadeiras
E
Somente a alternativa II é verdadeira

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!