Questão de Microbiologia

Pacientes imunossuprimidos são uma clientela frequente dos laboratórios de microbiologia. Alterações nas condições clínicas desse tipo de paciente, assim como em exames bioquímicos ou hematológicos, caracterizam a necessidade de investigação sobre as suas origens. Alguns micro-organismos estão frequentemente envolvidos em infecções oportunistas e a disponibilidade de testes que os confirmem ou excluam como agentes etiológicos são extremamente úteis no manejo da imunossupressão. No contexto do paciente com depressão do estado imunológico, alguns exames podem ser extremamente úteis, porém outros são custosos e não trazem benefício ao paciente.

Sobre esses exames e sua utilidade clínica, assinale a alternativa correta.

A
Pacientes recém-nascidos de baixíssimo peso podem ser avaliados quanto à presença de β(1-3) D-glucana no sangue para o diagnóstico precoce da candidíase invasiva, cujo diagnóstico por meio de hemocultivo é de baixa sensibilidade.
B
Pacientes transplantados de medula óssea podem ser avaliados periodicamente quanto à presença de toxina M na urina para o diagnóstico precoce da nefrite estreptocócica e instituição da terapia dialítica.
C
Pacientes em corticoterapia podem ser avaliados periodicamente quanto à presença no plasma do antígeno pp65 de citomegalovírus no intuito de instituir a terapia antirretroviral precoce.
D
Pacientes HIV positivo com CD4 inferior a 1.000 células/mm3 podem ser avaliados preventivamente quanto à presença de α-glucana no líquor de maneira a diagnosticar precocemente a criptococose.
E
Pacientes pós-transplante halógeno de medula óssea podem ser avaliados sistematicamente quanto à presença de galactomanana no sangue e no lavado alveolar para o diagnóstico precoce da fusariose pulmonar.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!