Questão de Antropologia
Diferentemente de seu precursor Freud, os estágios do desenvolvimento estudados por Erik Erikson vão para além da puberdade. Sua teoria do desenvolvimento engloba todo o ciclo vital desde a primeira infância até a velhice e senescência. Sobre a caracterização de seus estágios é incorreto afirmar:
A
O primeiro estágio, “Confiança Básica versus Desconfiança Básica” coincide com o desenvolvimento oral em Freud, no qual a boca é a zona mais sensível do corpo.
B
“Indústria versus Inferioridade”, é o quarto estágio proposto por Erikson. Equivale ao período de latência em Freud. A principal tarefa deste período é desenvolver o senso de identidade, no entanto, esta fase coincide com a puberdade e a adolescência.
C
No sétimo estágio, “Geratividade versus estagnação”, Geratividade não é somente o gerar filhos, mas também envolve o fato de criar e orientar as gerações seguintes, desenvolvendo assim a virtude do cuidado.
D
No sexto estágio “Identidade versus autoabsorção ou isolamento”, o adulto procura intimidade, que é o transcender a exclusividade das dependências anteriores e estabelecer uma reciprocidade por meio de relacionamentos sexuais, amizades e todas as associações profundas, consequentemente desenvolve a virtude do amor se tiver com sua crise de identidade resolvida.
E
“Autonomia versus Vergonha e Dúvida”, é o segundo estágio do desenvolvimento humano. A autonomia permite o domínio sobre si mesmo e sobre seus impulsos. Coincidindo com o estágio anal em Freud. Ao permitir que a criança funcione com alguma autonomia, sem superprotegê-la, ela adquire autoconfiança e sente que consegue controlar a si mesma e ao mundo ao seu redor. Porém, se a criança é punida por ser autônoma ou é excessivamente controlada, sente-se irada e envergonhada.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!