Questão de Embriologia

Questão 28: Analisando cada item acerca de tipos de clonagem:

  • Item A: verdadeiro: O termo clonagem terapêutica é utilizado para a obtenção de células-tronco a partir de processos de clonagem para que sejam usadas em tratamentos médicos, como a reparação de tecidos lesados.
  • Item B: falso: O termo clonagem gênica é utilizado para descrever a cópia de moléculas de DNA a serem usadas em procedimentos de engenharia genética.
  • Item C: falso: A clonagem reprodutiva natural é usada para descrever processos de reprodução assexuada, os quais não apresentam variabilidade genética, o que não é o caso de conjugação bacteriana, mecanismo pelo qual bactérias trocam material genético para promover variabilidade genética.
  • Item D: falso: A clonagem reprodutiva induzida pela técnica de transferência nuclear se dá pela introdução de um núcleo diploide (e não haploide) de uma célula somática em um óvulo anucleado.
  • Item E: falso: Gêmeos fraternos ou bivitelinos ou dizigóticos apresentam diferenças genéticas, não sendo clones, mas gêmeos idênticos ou univitelinos ou monozigóticos não apresentam diferenças genéticas, sendo um exemplo de clonagem reprodutiva natural.

A
O termo clonagem terapêutica é utilizado para a obtenção de células-tronco a partir de processos de clonagem para que sejam usadas em tratamentos médicos, como a reparação de tecidos lesados.
B
O termo clonagem gênica é utilizado para descrever a cópia de moléculas de DNA a serem usadas em procedimentos de engenharia genética.
C
A clonagem reprodutiva natural é usada para descrever processos de reprodução assexuada, os quais não apresentam variabilidade genética, o que não é o caso de conjugação bacteriana.
D
A clonagem reprodutiva induzida pela técnica de transferência nuclear se dá pela introdução de um núcleo diploide (e não haploide) de uma célula somática em um óvulo anucleado.
E
Gêmeos fraternos ou bivitelinos ou dizigóticos apresentam diferenças genéticas, não sendo clones, mas gêmeos idênticos ou univitelinos ou monozigóticos não apresentam diferenças genéticas.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!