Questão de Alfabetização e Letramento
Em estudos sobre leitores precoces, Doake (1986) conclui que o fator proeminente que mais parecia contribuir para o desenvolvimento acelerado de leitura das crianças era o fato de elas serem oriundas de famílias preocupadas com a escrita e de terem sido expostas, de maneira intensiva, à leitura de histórias desde muito cedo. Sobre o exposto, assinale a alternativa:
A
Segundo o autor, a exposição intensiva é positiva, mas pouco relevante para o restante do processo de aprendizagem uma vez que dominadas as letras (decodificação), o processo se consolida.
B
Segundo o autor, o fato de as famílias insistirem na leitura antes da idade pré-escolar colabora para que as crianças tenham formação desigual, tornando-se um problema para a sala de aula.
C
Segundo o autor, oralidade, escrita e leitura são independentes e adquiridas por processos diferentes, por isso a família deve se preocupar principalmente com a leitura.
D
Segundo o autor, os benefícios de um ambiente familiar rico em eventos de letramento resultam em maior sucesso no desenvolvimento inicial da leitura e, consequentemente, maior sucesso nas primeiras séries escolares.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!