Em obras de grande porte a decalagem contribui significativamente para a eficiência do processo de otimização do dimensionamento, promovendo uma redução no volume de aço, e, consequentemente, redução no custo final dos elementos estruturais. O mesmo conceito não se aplica para obras de pequeno porte, pois:
em obras de pequeno os elementos estruturais possuem pequenas dimensões, fazendo com que a redução de custo devido ao volume de aço seja superada pelo custo da mão de obra empregada no corte e dobra das ferragens.
em obras de pequeno porte o controle de qualidade sobre os materiais fica consideravelmente comprometido devido à falta de supervisão, de modo que a realização da decalagem poderia colocar em risco a segurança dos usuários.
a decalagem exige programas computacionais de alto desempenho que inviabilizam sua consideração em obras de pequeno porte.
ao contrário das obras de grande porte, as obras de pequeno porte geralmente estão submetidas a esforços solicitantes muito pequenos, de modo que o diagrama de momentos fletores permanecem constantes ao longo da seção da viga, impossibilitando a realização da decalagem.
segundo os critérios estabelecidos pela NBR 6118 (ABNT, 20014), a decalagem é um processo de otimização de armaduras exclusivo de obras de grande porte, sendo vedada sua aplicação para obras com um número menor que 4 pavimentos.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!