Sobre as pancreatites, considere as seguintes afirmativas e identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F):
1. Na pancreatite aguda, a dor associada à pancreatite está parcialmente relacionada a mecanismos secretórios de enzimas e bile. A terapia nutricional é, portanto, ajustada para fornecer estimulação mínima desses sistemas. O pâncreas é colocado “em repouso” e a alimentação oral é suspensa, mantendo-se apenas a hidratação do paciente.
2. No paciente não muito grave com pancreatite não complicada que está livre de dor, náusea e vômito, pode-se ofertar dieta de consistência normal e com adequação dos macronutrientes.
3. Na pancreatite crônica, a substituição da gordura dietética por triglicerídeos de cadeia média pode aliviar a esteatorreia e levar ao ganho de peso. A má absorção de vitaminas lipossolúveis pode ocorrer em pacientes com esteatorreia significante.
4. Em casos crônicos com destruição pancreática extensa, a capacidade do pâncreas de secretar insulina não diminui e não há o desenvolvimento de intolerância à glicose. Pode sim afetar as células alfa e beta, diminuindo a produção de insulina e desenvolvendo à intolerância à glicose.
5. O objetivo da terapia nutricional para pacientes com pancreatite é prevenir o dano posterior ao pâncreas, diminuir o número de crises de inflamação aguda, aliviar a dor, diminuir a esteatorreia e corrigir a desnutrição.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!