Questão de Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Com as dificuldades encontradas para superar a crise econômica, outros caminhos foram trilhados para combater de qualquer forma a inflação. Houve um arrocho ainda maior dos salários, demissão em massa dos trabalhadores e um enorme sucateamento dos patrimônios públicos, efetivando os cortes nos recursos das políticas sociais, aumentando consequentemente as desigualdades sociais, fome, pobreza e desemprego. Baseado nessa informação, analise as sentenças a seguir:
I- O Estado brasileiro era o retentor de extensos e ilimitados poderes, que mediava em torno de si os setores politizados da sociedade, através de uma disputa corporativa de interesses, que se construiu durante esse processo de resistência ao regime militar e nas lutas pela cidadania.
II- A sociedade civil esteve submersa em um período de instabilidade política, em que as classes trabalhadoras tiveram que outra vez reconquistar e buscar a capacidade de organização e de lutas.
III- A retomada dos sindicatos como espaço de luta política, e não apenas de prestação de serviços, se deu com a mobilização em torno da Constituição de 1988.
IV- O movimento pela ética na política recusava integralmente o impeachment de Fernando Collor de Melo, do Governo Sarney.

A
As sentenças I e II são verdadeiras.
B
As sentenças II e III são verdadeiras.
C
As sentenças I, II e III são verdadeiras.
D
As sentenças III e IV são verdadeiras.
E
Todas as sentenças são verdadeiras.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!