Questão de Cirurgia Geral

Analise as seguintes medidas de um aneurisma. Diâmetro do aneurisma = 6 ext{ cm}; extensão do colo proximal = 15 ext{ mm}; distância entre renal mais baixa e bifurcação = 96 ext{ mm}; diâmetro da bifurcação = 20 ext{ mm}; diâmetro do colo proximal 29 ext{ mm}; angulação suprarrenal de 62^ ext{o}; extensão da ilíaca comum direita = 40 ext{ mm}; diâmetro da ilíaca direita = 16 ext{ mm}; diâmetro da ilíaca esquerda = 18 ext{ mm}; extensão da ilíaca comum esquerda = 43 ext{ mm}. Com base nos seus conhecimentos das endopróteses disponíveis no mercado brasileiro, qual é a conduta correta para o tratamento endovascular com endoprótese infrarrenal em paciente com essas medidas de um aneurisma?

A
Escolha de um dispositivo com diâmetro de 34 ext{ a } 36 ext{ mm}, fixação com anel aberto suprarrenal e farpas nesse anel, comprimento mínimo de 96 ext{ mm} até a bifurcação.
B
Escolha de dispositivo sem anel de fixação suprarrenal, 32 ext{ mm} de diâmetro, com fixação ativa por meio de farpas, comprimento do corpo de até 70 ext{ mm} para facilitar cateterismo do ramo contralateral.
C
Escolha de dispositivo específico bifurcado com diâmetro de 30 ext{ mm} para bifurcação aórtica estreita para evitar oclusão de ramo ou, então, realização técnica de kissing balloon no interior dos ramos ilíacos.
D
Escolha de dispositivo monoilíaco com diâmetro de 34 ext{ a } 36 ext{ mm}, com anel aberto de fixação suprarrenal, complementado com plug na ilíaca comum contralateral + by-pass femorofemoral cruzado, para evitar a oclusão de ramo ilíaco, devido à bifurcação estreita da aorta.
E
Não indicar tratamento endovascular com dispositivo convencional nesse caso.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!