Considere a passagem de texto a seguir: “O centro principal possui em alto grau todos os serviços urbanos e ao seu redor se localizam as zonas residenciais da população mais rica. Os serviços urbanos se irradiam do centro à periferia, tornando-se cada vez mais escassos à medida que a distância do centro aumenta”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SINGER, P. O uso do solo urbano na economia capitalista. In: MARICATO, E. A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. São Paulo: Alfa – Ômega, 1982.
Considerando a dada passagem de texto e os conteúdos do livro-base O processo de produção do espaço urbano: Impactos e desafios de uma nova urbanização, analise as afirmativas a seguir sobre o processo de segregação social e espacial vivenciado nos grandes centros urbanos, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
- ( ) A partir das reformas urbanísticas, as áreas centrais eram alvo de investimentos por parte da elite, enquanto os subúrbios permaneciam subequipados.
- ( ) Com a valorização do solo urbano nas áreas centrais das cidades, houve uma ampliação do deslocamento da população para os subúrbios, aumentando o processo de segregação social e espacial.
- ( ) Apesar da segregação ser uma realidade dentro da cidade, houve poucas alterações nos preços dos imóveis e aumento insignificante da especulação imobiliária em loteamentos de maior infraestrutura.
- ( ) Houve investimentos nas áreas centrais das cidades que privilegiaram o capital imobiliário e especulativo, muitas vezes incentivado pelo Estado por meio de urbanistas.
A
V – F – V – F.
B
V – V – F – F.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!