Sobre a Teoria dos Choques Adversos, assinale a afirmativa correta:
O desequilíbrio externo provocava brusco aumento do preço dos produtos importados em função da desvalorização da moeda nacional, estimulando, assim, a industrialização.
O crescimento industrial nos anos de 1930 não decorreu da crise e da intervenção heterodoxa do Estado. Para os defensores dessa teoria foi a expansão das exportações o elemento impulsionador da indústria.
Para o autor dessa teoria a industrialização, seja qual for a região em que ela ocorra, supõe como pré-requisito a existência de um certo grau de desenvolvimento capitalista e, mais especificamente, supõe a preexistência de uma economia mercantil em grau relativamente desenvolvido da divisão social do trabalho.
Essa teoria admite uma relação direta e inversa entre café e indústria. Assim, a crise na economia cafeeira tem, a um só tempo, efeitos positivos e negativos sobre a indústria, por provocar o declínio cambial, proteger a produção nacional, mas reduzir a possibilidade de investimento pelo encarecimento das importações.
Segundo essa teoria a expansão das exportações do café criava tanto mercado consumidor quanto condições para o estabelecimento de indústrias no país.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!