Questão de Bioquímica clínica
A Toxicologia Analítica insere-se no diagnóstico e no prognóstico da intoxicação e dedica-se ao estudo de métodos precisos e de exatidão adequada na pesquisa de toxicantes ou de parâmetros bioquímicos relacionados com a intoxicação ou as ocorrências de interesse toxicológico. No escopo da Toxicologia Clínica, o diagnóstico laboratorial tem a finalidade de determinar o agente envolvido, para nortear um tratamento clínico apropriado ao paciente intoxicado. Nesse contexto, considere as alternativas a seguir e assinale a correta.
A
Os testes colorimétricos (químicos de via úmida) são usualmente utilizados para a confirmação do toxicante, pois apresentam elevada sensibilidade e seletividade.
B
A técnica mais empregada na fase analítica de triagem são os imunoensaios, testes de elevada sensibilidade capazes de diferenciar, inequivocamente, o composto causador da intoxicação de outras substâncias pertencentes à mesma classe.
C
As principais técnicas de confirmação compreendem: cromatografia líquida de alta eficiência, cromatografia em camada delgada e cromatografia gasosa.
D
A cromatografia em camada delgada é útil para a fase de triagem, pois contempla os requisitos necessários para essa etapa analítica: rapidez, baixo custo e fácil execução, permitindo a identificação da classe a que pertence o xenobiótico envolvido na intoxicação.
E
A cromatografia gasosa é uma técnica confirmatória mais flexível e aplicável que a cromatografia líquida de alta eficiência, pois nela é possível empregar diversos detectores, conforme as características do analito (toxicante-alvo). Isso possibilita uma análise de amplo espectro, abrangendo substâncias voláteis e não voláteis.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!